18/05/2010
Eliandra:
Aprendemos sobre os lançadores do linux de jogos educacionais, até
parte tecnicas do linux como montar/desmontar aparelhos como pendrive.
Como instalar o datashow.
O site da intranet.
Video do Agente de Informática, contando com todos os educadores da Smed.
Portal dos Professores.
Alysson:
Apresentação.
criando o email do PBH.
Tirando foto para colocar no nosso perfil.
Conclusão do dia; A aula foi bastante produtiva, pois não tinha tanto costume de mecher no Linux (Liberta) como fiz hoje.
19/05/2010
Eliandra:
Mostro o Dominio Público
Um video da Web 2.0
Um texto sobre a web 2.0
Alysson:
Criando um Blog.
Explicando a diferença entre log in/senha e email.
Expectativas do curso.
Conclusão do dia; Hoje apesar do número grande de atividades, não tive dificuldades nem atraso de tempo na realização das mesmas.
20/05/2010
Eliandra:
Tivemos que fazer um planejamento de aula. O meu tema era meio ambiente.
Alysson:
Tivemos que postar no blog o nosso planejamento, editamos arquivos de texto no writer, inserindo imagens, quadros e tabelas.
Conclusão do dia; Consegui finalizar o blog com todas as postagens referentes de hoje, e não tive dificuldades em
alterar o layout do mesmo.
21/05/2010
Eliandra:
Lemos um texticulo sobre a Internet e seus prós e contras e realizamos um debate sobre o tema em destaque, realizando uma sintese escrita e a produção de uma tirinha em quadrinhos.
E depois acessamo o EAD para debater no chat com a outra turma sobre o mesmo tema.
24/05/2010
Eliandra:
Na segunda-feira, nos fomos para o auditório de vídeo, e fomos separados em grupos, e recebemos diversos temas para trabalharmos, o meu tema em questão foi a Pedófilia na Internet.
Logo em seguida fomos para o laboratório de informática, e a turma foi novamente dividida so que em duplas, e tivemos que fazer um planejamento de aula com os temas trabalhados no auditório, e destinados para as crianças.
Alysson:
A tarde tivemos uma aula básica sobre o GIMP (Programa de edição de imagens no Libertas), e logo em seguida tivemos a tarefa de tirar diversas fotos das dependências da SMED.
25/05/2010
Eliandra:
Pela manhã, nos pegamos as fotos registradas no dia anterior na área pública, e escolhemos apenas 01 foto para editarmos ela no GIMP, modificando-as para que fizessemos um jogo dos 07 erros.
Após isso, nos postamos no blog as 02 imagens (original e modificada) com a resolução dos problemas e em seguida analisamos 05 jogos dos demais alunos da turma e escrevemos uma análise dos mesmos.
Valentina:
A tarde tivemos aula no auditório de vídeo, onde a Educadora Valentina, nos deu uma aula sobre planejamento de aulas, e sobre os cuidados que devemos tomar com os alunos, e com os imprevistos que possam vir a acontecer.
26/05/2010
Valentina:
Na parte da manhã, novamente tivemos aula com a Educadora Valentina, sobre cuidados que devemos ter com as crianças, para que elas nunca desfoquem sua atenção da aula e que possamos controlá-las sem que elas percam o interesse na aula.
Alysson:
Na parte da tarde, analisamos o programa GCOMPRIS , que é um software repleto de atividades infantis de educação e diversão.
Eu e minha dupla ficamos com a parte da Leitura, analisamos um jogo de palavras, onde o objetivo era ver a imagem, e acrescentar a letra que faltava na sentença referente a mesma imagem.
Conclui que é um bom jogo para crianças do primeiro Ciclo, pois elas estão na fase de descobertas e de aprendizado e esse é um bom jogo para elas.
27/05/2010
Eliandra:
Aprendemos a utilizar o Impress (Semelhante ao power point do Windows)
28/05/2010
Eliandra:
Na parte da manhã tivemos uma palestra no auditório de video sobre o Calc (semelhante ao excel do windows) sobre cálculos, planilhas e etc.
E na parte da manhã também, tivemos 2 exercicios individuais, para criarmos planilhas e praticarmos cálculos no Calc.
31/05/2010
Eliandra:
De manhã fizemos um planejamento de aula com tema livre, envolvendo um pequeno jogo no Calc, programa semelhante ao Excel do Windows, onde elaboramos 10 perguntas de tema livre, e o escolhido pela minha dupla foi sobre o corpo humano.
Em seguida postamos o mesmo planejamento no blog, juntamente com printscreens do jogo editado por nós e logo depois debatemos sobre todos os planejamentos das outras duplas.
Alysson:
Na parte da tarde nós tivemos uma pequena conversação sobre o programa DRAW do Libertas, e em seguida descemos para os arredores do prédio da SMED para realizarmos recortes e colagens em grupo, onde cada um ficou incumbido de retratar no papel os nossos devidos sonhos.
01/06/2010
Eliandra:
Na parte da manhã trabalhamos novamente com o DRAW, vetorizando nossas colagens da aula anterior, porém com ajuda do GIMP para algumas edições extras, depois postamos o resultado no nosso blog, a original scanneada juntamente com a vetorizada por nós mesmos.
Alysson:
Na parte da tarde tivemos uma palestra com 02 funcionárias da AMAS a respeito da contratação, documentos necessários para a mesma, tiramos dúvidas e conversamos um pouco sobre o assunto em questão.
Em seguida fomos para o laboratório e pesquisamos um planejamento de aula modelo já pronto, e salvamos na área pública.
02/06/2010
Eliandra:
De manha realizamos um planejamento de aula, onde podemos escolher um dos jogos do Menu "Educação" do Libertas, voltado para o aprendizado dos alunos.
Minha dupla escolheu um jogo que é focado na memorização do jovem e em seguida postamos todo nosso resultado no Blog e discutimos sobre os demais planejamentos dos outros alunos em sala.
Alysson:
A tarde tivemos uma palestra com o Cléber, da PBH, onde eles nos explicou sobre o funcionamento da rede de computadores da PBH e demais dúvidas, por exemplo sobre problemas técnicos que poderemos encontrar nas escolas e as devidas soluções.
07/06/2010
Eliandra:
Na parte da manhã tivemos uma palestra com um dos acompanhantes das Escolas da Rede, o Senhor Geraldo, a respeito da elaboração e formação grupal de uma rede de jornalismo.
Logo em seguida tivemos uma noção básica do programa SCRIBUS, programa do Libertas responsável pela elaboração de páginas de jornal.
Alysson:
Na parte da tarde, iniciamos um projeto em grupos, para elaboração de um jornal de nós mesmos, com o tema: nossa formação na SMED.
Ainda não terminamos o projeto por completo, pois teremos a parte da manhã do dia seguinte para finalizarmos.
Relatório das Atividades Diárias
Postado por
Luiz
sexta-feira, 21 de maio de 2010
0 comentários:
Postar um comentário